quarta-feira, 30 de março de 2011

Aquecimento Global

O aquecimento global é o aumento natural da temperatura do ar e dos oceanos do planeta terrra.
Porém este acontecimento tem sido bastante acelerado em decorrencia da grande emissão de gases que intencificam a ação do efeito estufa .

O efeito estufa é o processo onde parte da radiação infravermelha dos raios solares que incidem no planeta terra ficam são absorvida por determinados gases. Assim como consequência o calor fica retido no planeto e assim contribuindo ao aquecimento global . Dentre os principais gases que ajudam nesse processo
estão os clorofluorcarbonos (CFCs) produzidos pela indústria química, que são poderosos gases com efeito estufa. Eles também reagem com o ozônio troposférico, destruindo, dessa forma, a camada de ozônio. Além de outros bastantes conhecidos como o dióxido de carbono (CO2) que é produzido a partir da queima de combustíveis fósseis usados em veículos automotores movidos à gasolina e óleo diesel ,  metato (CH4) e oxido nitroso (N2O).





CAUSAS

As causas do aquecimento global estão relacionadas a fatores que contribuem com a emissão de gases estufa . A atividade industrial, agrícola e de transporte, e principalmente devido ao uso de combustíveis fósseis são grandes contribuentes dessa ação.
Outro grande fator é a ação do ser humano na natureza que tem feito de aumentar a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, através de uma queima intensa e descontrolada de combustíveis fósseis e do desmatamento. A derrubada de árvores provoca o aumento da quantidade de dióxido de carbono na atmosfera pela queima e também por decomposição natural. Além disso, as árvores aspiram dióxido de carbono e produzem oxigênio. Uma menor quantidade de árvores significa também menos dióxido de carbono sendo absorvido assim intesificando os efeitos do aquecimento global.

                     



imagens-do-efeito-estufa.jpg


















CONSEQUÊCIAS

As conseqüências do aquecimento global poderão ser catastróficas. A medida em que o gelo das calotas polares derrete, o nível do mar se eleva, provocando a inundação de terras mais baixas e, talvez, a submersão de países inteiros no Oceano Pacífico.
O derretimento de geleiras das montanhas poderá provocar avalanches, erosão dos solos e mudanças dramáticas no fluxo dos rios, aumentando o risco de enchentes. Alterações bruscas na composição da atmosfera poderão desencadear mudanças dramáticas no clima, o que resultaria em grandes variações na temperatura e no ritmo de chuvas. Furacões, tormentas e enchentes, de um lado, e secas graves, de outro, poderão se tornar mais freqüentes. Os cientistas acreditam que os desertos poderão crescer e que as condições de tempo nas regiões semi-áridas, como no Nordeste do Brasil, serão ainda mais críticas.
Estes fatorem também afetarão o meio ambiente e muitas espécies de animais , pois em decorrência desses fatores varias espécias da fauna e da flora não terão como sobreviver e poderá ter tembém como consequêcia a extição de várias espécies.

    

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial